Saúde

Umidade do ar em Patos fica abaixo do recomendado pela OMS nesta semana

A Organização Mundial da Saúde acredita que o risco à saúde é iminente quando os valores dessa taxa estão abaixo de 60%.

 

Foto: Agência Brasil/Joel Rodrigues

Conforme o último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 101 municípios do estado de Minas Gerais estão, nesta semana, com índices de umidade relativa do ar abaixo do recomendado. São níveis preocupantes, tendo em vista que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera saudável um percentual acima de 60%. Um desses municípios em situação crítica é Patos de Minas.

 

Além da terra do milho, mais cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro são afetadas. Há ainda outras áreas do estado que sentem a mudança, caso das regiões central, sul, sudoeste e noroeste. A Defesa Civil emitiu comunicado informando sobre a presença de massa de ar seco que deve reduzir a umidade relativa do ar para cerca de 30%. Em Patos, a umidade teve um dos piores índices no início da semana, conforme o Inmet: a variação foi entre 48% e 47%.

 

Conforme apurado, Patos esteve na posição 96 da lista do Inmet, entre os municípios do país com menor índice de umidade. Fechando a lente em Minas Gerais, a terra do milho aparece na 29ª posição com o pior índice.

Continua depois da publicidade

ALERTA

 

Caso seja do interesse, a população pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.   

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122