Saúde

Vacina contra a dengue alcança apenas 10% das cidades; MG vê casos dobrarem em uma semana

A restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório japonês Takeda Pharma, informa o Ministério da Saúde.

MG acumula 23.389 casos confirmados de dengue (foto: Agustin Marcarian/Agência Brasil)

Uma vantagem: o Brasil será o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue na rede pública. Uma desvantagem: apenas 10% do total de municípios brasileiros irão receber doses do imunizante. Essa é uma realidade nacional, e o Ministério da Saúde explica da seguinte forma: “a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório japonês Takeda Pharma”.

 

No ano passado, o Brasil bateu recorde de óbitos pela dengue, com 1.096. Este ano, o número de casos computados já é o dobro, se comparado ao mesmo período de 2023. Em Minas Gerais, segundo os dados anotados até ontem (29), o estado acumula 23.389 casos confirmados de dengue, 6.206 de chikungunya e um de zika. O total de 29.257 dá, em média, 1.020 ocorrências das arboviroses atestadas por testes laboratoriais diários, ao longo do mês.

 

Duas mortes estão confirmadas, sendo uma provocada pela dengue e outra pela chikungunya, porém o número deve ampliar rapidamente, tendo em vista o montante a ser verificado. Os óbitos em investigação cresceram de 14 no boletim do dia 22 para 35 no documento de ontem. Entre eles, um que chegou a ser confirmado na última sexta, mas voltou para análise. Há ainda dois óbitos relacionados à febre chikungunya em investigação.

Continua depois da publicidade

ESTADO DE EMERGÊNCIA

 

O Governo de Minas Gerais decretou estado de emergência pela doença, após registro de mais de 600 casos de dengue neste janeiro. Em São Paulo, quatro pessoas morreram em decorrência da doença, e no Rio de Janeiro já foram anotados quase 10 mil casos este ano. Com a chegada da vacina Qdenga, embora há limitação de distribuição entre municípios, espera-se que 6,5 milhões de doses sejam distribuídas, sendo que 5,2 milhões foram compradas, e o restante doadas pela fabricante. 

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122