A declaração de emergência da Organização Mundial de Saúde em relação à varíola dos macacos (chamada de Mpox) acende relevante alerta também em Minas Gerais. Reunindo dados dos oito primeiros meses deste ano, o estado anotou quase o mesmo número de casos confirmados em relação aos contabilizados ao longo de 2023. Foram 49 até agosto de 2024, um a menos do que o verificado no ano passado, quando houve também uma morte.
No último dia 15, o Ministério da Saúde informou que negocia a compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra a mpox com a Organização Pan-Americana da Saúde. A pasta indica ainda que a imunização prioriza as pessoas com maior risco de evolução da doença, como quem vive com HIV/aids, profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus e pacientes que tiveram contato direto com pessoas suspeitas ou confirmadas para a doença.
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem.
Continua depois da publicidade
FORMAS DE PREVENÇÃO
Entre as principais formas de prevenção da doença, estão: evitar contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença; em caso de necessidade de contato (como cuidadores ou profissionais da saúde), usar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção; não compartilhar objetos de uso pessoal até o término da transmissão; lavar regularmente as mãos com água e sabão; lavar as roupas de cama, roupas, toalhas, lençóis, talheres e objetos pessoais da pessoa com água morna e detergente.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122